top of page
  • Foto do escritorSilvana Lance Anaya

UM OLHAR SOBRE A INVEJA


A inveja é uma emoção primitiva que tem elos profundos na psique humana. Pode ser interpretada como a raiz de um rancor inconsciente alimentado por uma sensação de injustiça ou de falta de reconhecimento na infância. É um fenômeno complexo com variadas origens e manifestações.

A inveja pode surgir quando a pessoa sente que não é capaz de alcançar o que a outra pessoa tem ou quando sente que não é valorizada ou reconhecida, gerando consequências negativas para a saúde mental e emocional quando não é gerenciada de forma saudável, pois pode levar a sentimentos de angústia, raiva, amargura ou ressentimento, gerando comportamentos prejudiciais que afetam negativamente as relações interpessoais. A inveja pode estar ligada a outras emoções e sentimentos, como a rivalidade, a competitividade e a sensação de inferioridade.

É importante lembrar que a inveja faz parte da natureza humana e muitas vezes é um reflexo do nosso próprio instinto de comparação em relação às nossas vulnerabilidades pessoais e muitas pessoas experimentam isso em algum momento de suas vidas na dolorosa constatação do que lhes falta, independentemente de idade, sexo, status social ou econômico. No entanto, é preciso reconhecer, aceitar e lidar com o sentimento de forma saudável e construtiva ao invés de permitir que ele se transforme em hostilidade em relação aos outros.

A psicoterapia pode ser uma boa ferramenta para ajudar pessoas que se sentem prejudicadas pela inveja que pode se tornar um problema quando excessiva e não controlada. O objetivo é ajudar na compreensão dos motivos inconscientes e identificar os gatilhos emocionais que podem desencadear a inveja além de desenvolver empatia e uma maior autoestima baseada na subjetividade e autoconfiança, sem ficar se comparando com parâmetros muitas vezes distorcidos, fantasiosos e até delirantes.

No caso de quem se sente alvo da inveja e na insegurança chega a questionar suas próprias habilidades e conquistas, a psicoterapia pode ajudar a estabelecer limites saudáveis, concentração nos próprios objetivos ​​e a desenvolver habilidade emocional para lidar com o comportamento dos invejosos.


@lanceanayapsic

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


psicanalise-tocha base.png
bottom of page