top of page

QUANDO O SILÊNCIO SE TORNA SINTOMA

  • Foto do escritor: Silvana Lance Anaya
    Silvana Lance Anaya
  • 22 de out. de 2023
  • 2 min de leitura


Quando alguém não consegue expressar seus sentimentos, pensamentos, desejos ou preocupaçÔes de forma adequada ou consciente, essas emoçÔes reprimidas podem emergir de maneira indireta, manifestando-se como vårios sintomas físicos ou emocionais (ansiedade, depressão, frustração e outros problemas psicológicos).

Portanto, a expressĂŁo adequada e o processamento desses sentimentos (experiĂȘncia consciente e subjetiva das emoçÔes) desempenham um papel relevante na manutenção da saĂșde.


Não expressar emoçÔes pode também afetar significativamente o comportamento alimentar, pois a relação entre emoçÔes e alimentação é complexa e multifacetada, desempenhando um papel relevante nas escolhas e håbitos alimentares.

A interconexĂŁo entre mente e corpo Ă© evidente, e o bem-estar emocional pode exercer um impacto direto na saĂșde fĂ­sica. Esse fenĂŽmeno Ă© conhecido como 'distĂșrbios psicossomĂĄticos' os quais surgem quando emoçÔes, estresse ou traumas nĂŁo processados, entre outros, se traduzem em efeitos visĂ­veis no corpo (soma) sugerindo uma dificuldade na capacidade de simbolizar e elaborar mentalmente as questĂ”es emocionais subjacentes.

Os sintomas, mesmos os mais simples, não devem ser ignorados pois podem estar associados à repressão emocional, conflitos não enfrentados, traumas não abordados, questÔes de autoestima ou isolamento social.


É fundamental nĂŁo desconsiderar sintomas fĂ­sicos apenas porque tĂȘm uma possĂ­vel origem emocional. AlĂ©m disso, Ă© importante reconhecer que nem todos os sintomas fĂ­sicos ou mentais estĂŁo diretamente ligados a emoçÔes nĂŁo expressas.

Os chamados “analfabetos emocionais” com dificuldade em conectar emoção e sentimento, podem tambĂ©m ser portadores da alexitimia, um distĂșrbio que impede o indivĂ­duo de expressar, descrever ou identificar emoçÔes. Lidar com questĂ”es emocionais de maneira saudĂĄvel e eficaz pode, de fato, ajudar a minimizar o impacto negativo dessas emoçÔes no corpo. Consultar profissionais de saĂșde Ă© essencial para obter um diagnĂłstico. O tratamento muitas vezes envolve uma abordagem multidisciplinar, incorporando cuidados mĂ©dicos e psicoterapia.


Na psicoterapia psicanalĂ­tica, o processo Ă© individualizado e visa trazer Ă  superfĂ­cie conteĂșdos reprimidos, inconscientes, alĂ©m de entender a relação entre a repressĂŁo emocional e os sintomas apresentados, os quais podem conter uma mensagem subjacente desempenhando um papel importante na exploração e compreensĂŁo da experiĂȘncia emocional. Este processo permite que o indivĂ­duo aborde esses aspectos de maneira mais saudĂĄvel e compreensiva. AlĂ©m disso, a terapia auxilia no desenvolvimento de habilidades de comunicação e na capacidade de enfrentar desafios emocionais que possam estar por trĂĄs do silĂȘncio sintomĂĄtico, pois cada corpo guarda uma histĂłria. Esse processo busca promover maior autoconsciĂȘncia, autenticidade emocional e consequentemente mais qualidade de vida.



Silvana Lance Anaya - Psicanalista

 
 
 
psicanalise-tocha base.png

Acompanhe as redes sociais

  • Instagram
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Ă­cone social
WhatsApp_Logo_2 cĂłpia.jpg
clinicapsicabc Âź 2014
bottom of page