Autoestima corresponde a avaliação que fazemos de nós mesmos, é a satisfação a respeito do que somos e pensamos e se expressa através do amor próprio, da confiança em nossas ações e opiniões. Ela é moldada através de experiências na vida.
A baixa autoestima se expressa na dificuldade de autoaceitação junto à falta de autoconhecimento e interfere em todas as áreas de nossa vida emperrando o autodesenvolvimento.
Entre os altos e baixos da vida, é natural esbarrarmos de vez em quando na baixa autoestima, mas com o pensamento racional e autoquestionamento logo podemos voltar ao patamar do bem estar, mas quando permanecemos na baixa autoestima com sentimentos constantes de impotência, autodesvalorização e tristeza, ela se torna preocupante podendo até ser um sintoma de depressão.
Desenvolver a autoestima é um processo diário de autoaceitação e construção pessoal e requer a busca do autoconhecimento para que possamos aprender a valorizar o que temos de bom e administrar nossos pontos fracos. A psicoterapia é uma ferramenta importantíssima nesse processo para ressignificação do nosso ser.
Comments