interior borboletas transformação.jpg

PENSAR DIFERENTE É EXERCER O NOSSO SER

“Em cada homem, em cada indivíduo, contempla-se um mundo, um universo.”  (Giordano Bruno)

 

A história da humanidade contém muitas lições que não devem ser esquecidas.

Caminhando pelo Campo de' Fiori em Roma, Itália (local que foi palco de execuções públicas) me  deparo com uma estátua de bronze em homenagem ao filósofo Giordano Bruno, o qual foi condenado à fogueira pela inquisição romana em 1600 por suas ideias visionárias que na época contrariavam o pensamento e a religião. Como os demais mártires da liberdade de pensamento sacrificados pela Inquisição, Giordano Bruno foi reconhecido e hoje é respeitado como livre pensador (flores ainda são depositadas no local em sua memória).

 

O local suscita reflexões, afinal pensar diferente  continua a ser ousadia, é um atrevimento que ainda leva muitos à fogueira da inquisição social.  Somos encorajados a olhar para o mesmo lugar e compartilhar a dedução já instaurada sem questionamentos.

Quando temos a oportunidade de olhar para dentro de nós mesmos através do autoconhecimento, percebemos nosso SER em sua essência com suas diferenças inerentes, afinal, somos seres únicos em um universo que contempla e vibra a diversidade através da natureza que exala cores e formas, mas, apesar desta exuberante lição, somos estimulados  à massificação de pensamentos e posturas  que abortam nossa visão subjetiva.

 

Aprender a enxergar o mundo e a si mesmo com a nossa própria lente é restaurar em nós a diversidade que faz parte da nossa criação, é encarar nossas habilidades, deficiências e tudo o que somos para que possamos evoluir a cada dia rumo a uma versão ainda melhor de nós mesmos. Para SER é preciso se reconhecer.

AUTORIA: SILVANA LANCE ANAYA - Psicanalista (CNP 5706025.89/RJ) e Psicoterapeuta Psicodramatista, Pós-graduada em Teoria Psicanalítica, Pós-graduada em Psicologia, Nutrição e Transtornos Alimentares -Master of Business Administration em Coaching - Bacharel em Administração de Empresas - Jornalista (Mtb 75200/SP)

 

*DIREITOS AUTORAIS

 Permitida a reprodução do texto ou parte dele desde que citada a autoria