DEPRESSÃO EM IDOSOS

Idade avançada não é sinônimo de depressão ou dias cinzentos.  È natural que coisas que antes eram motivo de prazer deem lugar a outras, mas perder o interesse por tudo e não encontrar prazer em nada é um sinal de alerta.  A depressão é um distúrbio do humor onde a parte cognitiva da pessoa fica preservada, mas os afetos ficam rebaixados.

 

Envelhecer é um processo natural, não uma condenação à depressão ou ao isolamento, no entanto,  para alguns é inevitável carregar um sentimento de inutilidade quando se enfrenta  menor capacidade motora para fazer atividades, comprometimento de atividades cerebrais e menor capacidade de independência. Além da perda física, é também comum se deparar com perdas pessoais:  falecimento de amigos, perda da identidade profissional, mudança no papel da família ou afastamento desta e diversas outras situações que contribuem para angústia e sentimento  de vazio e luto. (A convivência com outras pessoas é sempre benéfica para afugentar o amargo sentimento de solidão)

 

O índice de depressão em idosos tem se tornando cada vez mais alto, exatamente pela dificuldade de lidar com essa fase de múltiplas perdas ou desencadeadas por diversos fatores a serem investigados na história de cada um, num critério pessoal e único. A depressão pode ser  mascarada por se misturar a outros males (até pela rejeição do próprio idoso em aceitar que sofre de um distúrbio emocional) e também por efeitos colaterais de algumas medicações que podem  contribuir para a depressão.

 

A maioria melhora quando recebem o tratamento com um antidepressivo, psicoterapia ou uma combinação de ambos.

A psicoterapia se torna uma importante aliada para que estes reencontrem o prazer de viver, proporcionando uma reflexão e compreensão desta fase da vida e consequentemente  minimizando as angústias, melhorando a qualidade de vida, trazendo anos mais agradáveis e gratificantes para o idoso, a família e seus cuidadores. Agende um horário!

* Desconto especial no pacote mensal para idosos (a partir de 65 anos)

 

" É TRISTE OBSERVAR QUE POR MUITAS PESSOAS CARREGAM CONFLITOS POR ANOS A FIO, MAS PELO MEDO DE QUE 

ALGUÉM AS JULGUEM LOUCAS, NEURÓTICAS OU  DESCONTROLADAS, DEIXAM DE PROCURAR AJUDA." 

 (Silvana Lance Anaya)

 

 

NINGUÉM FAZ TERAPIA PORQUE É LOUCO, MAS SIM PORQUE NINGUÉM É DE FERRO.

 

Atendimento particular com hora marcada

 

individual, casal, família, adolescente (a partir de 12 anos), idosos.

Acompanhe as redes sociais

  • Facebook Social Icon
  • Instagram
  • YouTube Social  Icon
  • Twitter Social Icon