Ano Novo...Antigos Problemas

Todo início de ano marca a possibilidade de renovação de ciclo com novas esperanças, mas como esperar algo novo sem mudar atitudes?

É preciso refletir para perceber aquilo que não deu certo e fazer diferente.

 

Um novo ano não vai zerar seus problemas, ele é apenas uma oportunidade de reavaliação daquilo que você está trazendo pela vida afora.

A qualidade de vida que você procura está ligada ao seu próprio esforço e atitudes.

Não espere nada dos outros, aprenda a exigir de si mesmo. Reavalie todas as situações e assuma sua responsabilidade sem ficar buscando culpados.

 

Se a falta de dinheiro pegou é preciso rever os gastos e também se planejar melhor para possíveis situações que saem do orçamento.

Revise tudo que causou desequilíbrio.

 

Se a saúde pesou é preciso refletir sobre quanto seus hábitos estão influenciando ou no quanto você foi negligente. Mesmo em uma situação na qual não se tem controle, é preciso estar presente para fazer o melhor por si mesmo e contribuir para a cura. Hábitos alimentares também precisam ser revistos, pois mesmo que não haja excesso de peso ou nem esteja visível o impacto na saúde e bem-estar pode ser significativo.

 

Se os relacionamentos foram cheios de conflitos, é preciso analisar o quanto sua parte influenciou, pois não dá para exigir do outro o que não faz por si mesmo ou não está fazendo a sua parte. Escolhas afetivas ruins podem ser também resultado de falta de autoestima. Entenda o mecanismo que leva ao fracasso e sofrimento, procure autoconhecimento.

 

Se o emprego que você queria não aconteceu, pense no quanto você se esforçou para mudar esta situação e se está fazendo o possível para que o melhor aconteça. Só reclamar não resolve.

 

Se seus planos ficaram na gaveta é preciso reavaliá-los, pois o mundo muda o tempo todo e nós também mudamos a partir de nossas experiências diárias, principalmente daquelas que nos afetam profundamente transformando nossa percepção. Esta reavaliação é necessária para que antigos planos que não se ajustam mais a sua vida sejam revistos ou descartados conscientemente para que não deixem uma sensação de frustração por aquilo que não faz mais sentido. Busque suas respostas.

Muitas vezes, a dificuldade de escolhas apropriadas ao seu bem estar está atrelada a processos inconscientes que levam a uma repetição de ciclos negativos e vitimização, por isso é tão importante o autoconhecimento e avaliações constantes. Se não conseguir sozinho, procure ajuda psicoterápica o que vai te ajudar a expandir a visão de si mesmo e do mundo ao redor.

 

Não existe mágica, para prever o futuro basta prestar atenção no que você está fazendo hoje. A vida é um desafio diário, busque leveza e simplicidade, mas com disciplina, de nada adianta ter aspiração (grande ou pequena) se não houver plano e ação. Se for para criar expectativas, que elas sejam mais realistas dentro das possibilidades mais prováveis. Para facilitar o processo, aspire coisas que façam sentido para você.

 

Não ignore aquilo que você é, se aceite. Se não está satisfeito com você mesmo, busque suas habilidades, renove seus hábitos e a cada dia busque crescimento e uma versão melhor de si mesmo. Valorize sua história, seu corpo e sua singularidade. Somos diferentes e o padrão massificado imposto pela sociedade é apenas gerador de frustração coletiva! Ninguém é feliz fugindo de si mesmo ou tentando ser quem não é para agradar ao outro (o que pode também criar uma dependência nociva). Não se torture. 

Não é necessário esperar um ano inteiro para rever suas atitudes, todo amanhecer traz consigo a oportunidade de recomeço. Enfrente o medo, não caia na armadilha da culpa, descubra o amor por si mesmo e por quem merece!

 

A vida é muito curta para que você perca tempo com coisas e pessoas que não fazem sentido ou que te trazem peso e sofrimento desnecessário provocando reações depressivas. Busque equilíbrio e não adie a busca da resolução de seus problemas.

 

E se cada dia traz consigo a oportunidade de recomeço, porque não agora? Não é preciso esperar um ano novo para o início de uma vida nova. Pense nisso.

AUTORIA: SILVANA LANCE ANAYA - Psicanalista e Psicoterapeuta Psicodramatista, Pós-graduada em Teoria Psicanalítica, Pós-graduada em Psicologia, Nutrição e Transtornos Alimentares - MBA em Coaching - Bacharel em Administração de Empresas - Jornalista (Mtb 75200/SP)

DIREITOS AUTORAIS

Permitido a reprodução do texto ou parte dele desde que citada a autoria.