PSICOTERAPIA ON-LINE 

*COVID-19

 

Devido ao cenário atual, sessões de Psicoterapia on-line estão disponíveis.

Uma sessão virtual é melhor que nenhuma e pode ser funcional. 

Para viabilizar o atendimento, a modalidade virtual foi adotada aqui no consultório a partir de Março/2020 em virtude do distanciamento social determinado pelo Ministério da Saúde no combate ao COVID-19 para demandas diante das necessidades emergentes no cenário atual. 

As mudanças impostas diante desta pandemia mundial pode gerar um grande impacto na qualidade de vida, aumentando o nível de estresse que pode também impactar o sistema imunológico.  Medo e incerteza afetam nosso equilíbrio emocional levando muitos à insônia, pânico e ansiedade, distúrbios alimentares, evidenciando desestabilização na saúde emocional e piora de quadros pré-existentes.  Nem todos diante de uma situação complicada conseguem encontrar respaldo interno suficiente para lidar com mudanças e pensamentos incômodos de possíveis perdas em muitos aspectos, advindo assim a necessidade de atendimento psicoterapêutico.

O atendimento virtual tem seus desafios e este não tem a intenção de substituir a psicoterapia convencional, a sessão de Psicoterapia Psicanalítica/Coaching on-line é um recurso utilizado por pessoas que não podem  ir até o  consultório físico, seja porque vivem numa zona geográfica remota (como brasileiros que vivem no exterior) ou por terem limitações diversas (distanciamento/atual isolamento pelo covid-19, urgências, dificuldades físicas e/ou psíquicas, dores, depressão mediana, inibições, fobia, depressão pós parto, síndrome do pânico, etc).

Para alguns, o atendimento on-line representa um primeiro contato para o início de um trabalho clínico presencial.  

 

Sempre que possível, deve-se optar preferencialmente pelo atendimento presencial  onde há uma atmosfera mais propícia a visualizar detalhes não perceptíveis virtualmente ou ainda que colaboram no enfrentamento de situações (desafios como ir até o consultório e tudo o mais que envolve), ou ainda, mesclar estas duas modalidades dentro das possibilidades de cada um. É uma experiência pessoal que para alguns pode funcionar de forma eficaz enquanto que para outros não, até porque muitos ficam com receio na questão da privacidade. Em casa, a dica é colocar um fone de ouvido e ficar em ambiente com porta fechada, num horário com menos movimento na casa. 

O ideal é que, ao fim da crise, a mediação virtual volte a ser uma possibilidade e não a única ferramenta.

 

Transtornos mentais severos e persistentes como: depressão grave, transtorno bipolar e psicoses, não podem ter apoio psicológico on-line, pois esses transtornos necessitam de profissionais que estejam mais próximos do paciente e muitas vezes, de uma equipe multidisciplinar para acompanhar a evolução do tratamento.

Existe uma regulamentação para a terapia psicanalítica online? 

Não. A psicanálise, enquanto método de tratamento do sofrimento psíquico e de investigação reconhece que a terapia psicanalítica on-line exige normas de regulamentação próprias de acordo com o contexto “relativamente novo” em que se insere.
  

* Atendimento a menores de 18 anos de idade poderão ser atendidos mediante autorização expressa de ao menos um dos responsáveis.

Sigilo das informações recebidas:

A ética no ambiente virtual permanece a mesma, assim como o seu manejo. Os encontros são feitos via chamada de vídeo e têm a mesma duração de uma sessão presencial.

Nos serviços prestados pela internet uma das maiores preocupações é quanto ao sigilo e a privacidade dos dados enviados e recebidos. A sessão de psicoterapia respeitará a privacidade das pessoas interessadas da maneira mais rigorosa possível. 
No entanto, é importante alertar sobre a vulnerabilidade do uso eletrônico para a troca de informações de natureza sensível e sigilosa, cujos cuidados deverão sempre serem revisados a fim de evitar o acesso indevido de terceiros por qualquer meio aos dados transferidos durante o atendimento on-line. Cabendo também ao cliente o uso dos meios necessários para manter a transmissão da orientação online devidamente segura e preservada.

As informações compartilhadas pelo cliente através do formulário de contato e do e-mail serão lidos, exclusivamente, pela profissional responsável.

Como funciona:

Para o atendimento virtual, recomenda-se que a pessoa escolha um local isolado,  ele deve ser tranquilo, confortável e reservado para falar e expressar sentimentos. 

É de responsabilidade do paciente preservar o ambiente em que realizará as sessões dentro das condições mínimas para que não haja barreiras ou interferências.

Os atendimentos são realizados com imagem de câmera e voz, WhatsApp ou através do Skype. (aplicativo gratuito)

O programa pode ser utilizado no computador, tablet ou smartphone.

Manter uma rotina de atendimento com dias, horários e duração fixos para a sessão acontecer é importante

As sessões têm duração em torno de 50 minutos. Ao final,  decide-se sobre o encaminhamento, continuidade ou início de sessões em consultório (se possível)

 

O agendamento para atendimento on-line deve ser realizado com antecedência de 72 horas da data desejada.

FORMULÁRIO  Para mais informações ou se você deseja agendar uma sessão virtual, você pode entrar em contato por meio do formulário ao lado detalhando a queixa para que haja uma pré-avaliação profissional, informando os dias e horários viáveis para o atendimento.

                                

                                       

   

 * Caso não possa efetuar a sessão agendada, esta deverá ser remarcada com a máxima antecedência possível por e-mail ou Whatsapp.

    As faltas sem aviso prévio são cobradas como uma sessão realizada.

Preencha o formulário ou

 

 

* Instruções para instalação do Skype

As sessões online são realizadas através do software de chat e vídeo Skype (software GRATUITO utilizado por milhares de pessoas ao redor do mundo)

Computador: Caso não tenha ou não conheça ainda o Skype (Sistema de comunicação via chat escrito, falado e com ou sem webcam), clique no link à seguir para efetuar o seu download : www.skype.com e em seguida instale-o.

Smartphone / Tablet:

 

No Android

Digite Skype no campo de busca da Google Play e baixe o aplicativo. A instalação é automática.

 

No iPhone/Ipad

Digite Skype no campo de busca da App Store e clique no ícone do aplicativo para baixar e instalar automaticamente.

Após a instalação do Skype, execute-o. Você encontrará a opção de “Criar um novo Nome Skype” ,  irá então escolher o seu ID (Nome Skype), sua senha e associar um endereço de e-mail. Se o ID já existir, você deverá escolher outro ID ou uma derivação do mesmo. Se o ID escolhido não existir anteriormente (ser de outro usuário), o processo será concluído e o Skype já poderá ser utilizado.

Após o processo de instalação do Skype e criação de ID ( Nome Skype ), você deverá enviar o nome do sei ID, por e-mail ou através do formulário de contato.

É necessário confirmar previamente o funcionamento e a estabilidade do programa.

Caso ocorra problema de conexão ou queda de energia, a sessão poderá ser remanejada para outro dia de acordo com a disponibilidade da agenda. Se houver problemas técnicos intransponíveis no meio da sessão, os minutos restantes serão agendados para outro horário. Esses problemas deverão ser comunicados, imediatamente por outra via de comunicação.

JURUBATUBA EMPRESARIAL - Rua Jurubatuba, 1350 - sala 111 -  Centro - SBCampo/SP

(Em frente a biblioteca Monteiro Lobato) - estacionamento com manobrista no local (pago)