
A Síndrome de Hulk, como é popularmente chamada, ou Transtorno Explosivo Intermitente (TEI) é uma condição de saúde mental que causa explosões repentinas e intensas de raiva que são desproporcionais à situação, geralmente de curta duração.
Em situação comum o impulso da raiva desmedida é freado, a diferença está na intensidade e na frequência.
Essas explosões podem envolver violência física ou verbal e acontecem sem aviso prévio com perda da noção de limite, interferindo na vida do indivíduo, familiares e outros, causando culpa, mal estar, sofrimento, arrependimento genuíno, vergonha e o temor de que novos episódios ocorram causando prejuízos em todos os âmbitos da vida como perdas importantes em relacionamentos e a perda do emprego além de problemas financeiros e jurídicos. Este descontrole também pode ser descarregado em animais ou objetos.
A ocorrência tende a ser persistente com episódios que ocorrem por muitos anos e pode se dar em associação com outros transtornos, como depressão, abuso de substâncias, transtorno bipolar e transtorno de estresse pós-traumático.
Sintomas mais comuns:
.incapacidade de controlar explosões repentinas de raiva
.explosões frequentes na forma de discussões, birras e brigas
.ocasionalmente tendo instâncias mais intensas de fúria e violência
.explosões de raiva com duração inferior a 30 minutos
.explosões agressivas quando frustrado
Os sintomas do transtorno explosivo intermitente geralmente surgem no final da infância ou adolescência, possuindo várias causas que são tipicamente genéticas e/ou ambientais.
O tratamento normalmente inclui uso de medicação e psicoterapia para compreensão e identificação dos principais gatilhos que levam ao acesso de fúria descontrolada, buscando desenvolver o controle dos impulsos agressivos.
BUSQUE AJUDA PROFISSIONAL
Comments