"Existem palavras sábias, mas a sabedoria não é suficiente, falta ação," J. L.Moreno

 

"Um Encontro de dois: olhos nos olhos, face a face. E quando estiveres perto, arrancar-te-ei os olhos e colocá-los-ei no lugar dos meus; E arrancarei meus olhos para colocá-los no lugar dos teus; Então ver-te-ei com os teus olhos e tu ver-me-ás com os meus." (J.L.Moreno)

 

"...No oceano da vida o ser humano se afoga sem se dar conta de que entre o absoluto da vida e da morte o resto é apenas relativo..." Victor R.C. Dias

ROJAS-BERMUDEZ (12) define o Psicodrama como uma técnica de psicoterapia direta, na qual o processo terapêutico se realiza no "aqui e agora" com todos os elementos emocionais que constituem a situação conflituosa. Do ponto de vista técnico, constitui um processo de ação e interação, sendo seu núcleo a dramatização." (A. Kaufman)

 

Jacob Levy Moreno (1889 -1974) iniciou seus trabalhos com Socionomia, Sociodinâmica, Sociometria e Sociatria, além dos métodos Interpretação de Papéis, Teste Sociométrico, Psicoterapia de Grupo, Sociodrama e por fim PSICODRAMA e Jogos Dramáticos.

 

Desde então, o Psicodrama vem se transformando. A Análise Psicodramática é uma abordagem da Psicologia e Psiquiatria, criada pelo Dr. Victor R. C. Dias que é psiquiatra formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, professor e supervisor em Psicodrama Clínico, fundador e coordenador da Escola Paulista de Psicodrama - EPP, indicada para acessar e tratar as patologias do psiquismo humano, além de viabilizarem muito o trabalho clínico, as técnicas têm usos indicados e efeitos esperados quanto às manifestações e modificações da angústia.

 

Na Análise Psicodramática a dramatização é o instrumento diferencial que permite a entrada no mundo interno (intrapsíquico) de maneira simples e direta, possibilitando à pessoa o resgate de sensações, percepções e pensamentos gerando insights que promovem além do auto-conhecimento, tratamento de diversos conflitos, facilitando assim a busca de soluções e respostas criativas na vida resgatando recursos psicológicos saudáveis.

 

O processo de psicoterapia resulta na Catarse de Integração onde são vencidas barreiras internas e uma nova estruturação de seu próprio conceito de identidade (EU) dentro de um contexto mais saudável e satisfatório da vida nos relacionamentos de cunho amoroso ou afetivo, vida profissional e numa reorganização de seu projeto de vida. É uma terapia menos profunda, seus objetivos são mais focais e visam, por exemplo, uma maior adaptação do indivíduo ao seu meio ou a resolução de algum conflito específico. 

O QUE É PSICODRAMA CLÍNICO

 

" É TRISTE OBSERVAR QUE POR MUITAS PESSOAS CARREGAM CONFLITOS POR ANOS A FIO, MAS PELO MEDO DE QUE 

ALGUÉM AS JULGUEM LOUCAS, NEURÓTICAS OU  DESCONTROLADAS, DEIXAM DE PROCURAR AJUDA." 

 (Silvana Lance Anaya)

 

 

NINGUÉM FAZ TERAPIA PORQUE É LOUCO, MAS SIM PORQUE NINGUÉM É DE FERRO.

 

Atendimento particular com hora marcada

 

individual, casal, família, adolescente (a partir de 12 anos), idosos.

Acompanhe as redes sociais

  • Facebook Social Icon
  • Instagram
  • YouTube Social  Icon
  • Twitter Social Icon